sexta-feira, 16 de abril de 2010

TG1 Evolução Tecnológica na Informática

Do primeiro computador construído a partir de relés e executando os cálculos e dados lidos em cartões perfurados aos computadores da chamada 4ª Geração que operam informações em nanossegundos, podemos perceber o quão gigantesca foi a evolução tecnológica na Informática. 

Os efeitos na sociedade atual podem ser notados no decorrer dos anos da evolução, onde a contribuição de cada período é de extrema importância para a atual Era da Informação.
Vejamos algumas contribuições importantes de alguns períodos:

1943: construção do Mark I, no período da Segunda Guerra Mundial.
1945-1959: 1ª Geração de computadores que usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito; Os primeiros programas era escritos em código de máquina, posteriormente em linguagem de montagem(Assembly).
1945: construção do ENIAC devido a necessidade de computadores mais rápidos, no auge da Segunda Guerra; Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores;
1959-1964: 2ª Geração de computadores que substituiu as válvulas eletrônicas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo baixo; Programação automática (programação em alto nível e que o computador converte em linguagem de máquina)
1960: surge o termo software.
1964-1970: 3ª Geração de Computadores que foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais; Início da utilização de computadores pessoais; Micro-programação para processadores complexos.
1970-dias atuais: 4ª geração que é caracterizada por um aperfeiçoamento de tecologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanossegundos; Crescimento e evolução das redes de computadores.

Assim, o computador evolui em sua capacidade de armazenamento de informação possibilitando, a todos, um acesso cada vez maior à informação.

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Historia_da_computacao
http://www.noginfo.com.br/arquivos/Historia_do_Computador.pdf
http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~aleardo/cursos/prog1/historiacomputador.pdf
http://interaccaohomemaquina.blogspot.com/2008/12/as-5-geraes-de-computadores.html


Maria Gleicielly

PUBLICAÇÃO ORIGINAL DESSA PÁGINA
(http://blogueirosdacomputacao.blogspot.com/2009/11/tg1-evolucao-tecnologica-na-informatica.html)

0 comentários:

Postar um comentário