segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A PSICOLOGIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA VIDA DOS ATLETAS


Hoje as diferentes modalidades esportivas compreendem que não basta colocar os seus atletas para treinarem sem o auxílio da tecnologia. Os mais experientes fisioterapeutas concordam que a tecnologia pode ser um bom aliado na hora do preparar esses atletas para uma competição. No entanto, é sabido que “O fenômeno do calcanhar de Aquiles” provoca no indivíduo um colapso em seu ponto mais fraco.
Sabe-se, ainda, que todo esse cuidado e preparo de nada adiantam se não vier acompanhado de um bom acompanhamento psicológico. A função do psicólogo na vida desses profissionais faz a diferença na hora de uma competição de alto nível como uma Olimpíada, por exemplo, ou durante uma Copa do Mundo. Recentemente o mundo assistiu a derrota da Seleção Brasileira nas quartas-de-final para a Holanda. Na realidade o Brasil não perdeu para a Holanda, mas para si mesmo. Os jogadores sentiram o abalo do gol holandês. Ficaram apáticos. O gol holandês atingiu o calcanhar de Aquiles dos atletas. O sistema emocional foi arranhado. Prova do despreparo emocional dos mesmos. Tecnicamente estavam muito bem. Mas foram vencidos pelo medo da derrota.
Na última Olimpíada todos os atletas que estavam com acompanhamento psicológico conquistaram a Medalha de Ouro; diferentemente daqueles que não a obtiveram por falta deste cuidado.
O EU é um ser ontológico que senão for bem trabalhado se arranha muito facilmente. Aquele espírito esportista de que “o que vale é competir” nem sempre funciona. É óbvio que alguém tem que perder para o outro poder ganhar. O fato é que nos preparamos para ganhar, ganhar, ganhar indefinidamente. Não nos preparamos para perder. Não aprendemos que perder também faz parte do aprendizado.
E você, qual a sua opinião sobre esta temática?
Você concorda que a Seleção Brasileira de Futebol precisa contratar, urgentemente, um psicólogo para acompanhar os atletas ou isso é bobagem, eles precisam é treinar mais? Qual a sua opinião? 
Participe desta enquete conosco.