quarta-feira, 21 de abril de 2010

Aprendendo a programar em C

Programar é uma atividade escrita que exige tempo e atenção dobrada,  processo este que exige  teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo directamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.

Existem diferentes linguagens de programação, e elas tem suas regras, sintaxes e semânticas; o que poderiamos comparar a sintaxe com as regras para se construir bons algoritmos e semântica como sentido básico dos comandos programados. Em programção quando não se consegui executar bem algoritmos dizemos que eles tiveram problemas de sintaxe e/ou semântica.
Nesse blog vimos como podemos entender programação com a PSEODOLINGUAGEM(IMITAÇÃO DA LINGUAGUEM DE PROGRAMAÇÃO) DO PORTUGOL , usando o VISUALG, porém é necessário entender que ele nos serve apenas para compreensão do que é programação, uma vez que os algoritmos criados nesse compilador só podem se execultados nele mesmo.

Portanto diante dessa questão, venho postar algumas apostilas de "Programação em C da UFRPE", das quais dão noções básicas de algoritmos em C, que é uma linguagem de programação muito usada atualmente e oferece bons recursos para aprendizagem e desenvolvimento. Indicamos o uso de compilador gratuito em LINGUAGEM  C  chamado DEV-CPP, confira o link: 

APOSTILAS PDF ON-LINE DE PROGRAMAÇÃO EM C DA UFRPE -EAD:


sexta-feira, 16 de abril de 2010

TG1 Evolução Tecnológica na Informática

Do primeiro computador construído a partir de relés e executando os cálculos e dados lidos em cartões perfurados aos computadores da chamada 4ª Geração que operam informações em nanossegundos, podemos perceber o quão gigantesca foi a evolução tecnológica na Informática. 

Os efeitos na sociedade atual podem ser notados no decorrer dos anos da evolução, onde a contribuição de cada período é de extrema importância para a atual Era da Informação.
Vejamos algumas contribuições importantes de alguns períodos:

1943: construção do Mark I, no período da Segunda Guerra Mundial.
1945-1959: 1ª Geração de computadores que usavam válvulas eletrônicas, quilômetros de fios, eram lentos, enormes e esquentavam muito; Os primeiros programas era escritos em código de máquina, posteriormente em linguagem de montagem(Assembly).
1945: construção do ENIAC devido a necessidade de computadores mais rápidos, no auge da Segunda Guerra; Von Neumann sugeriu que o sistema binário fosse adotado em todos os computadores;
1959-1964: 2ª Geração de computadores que substituiu as válvulas eletrônicas por transístores e os fios de ligação por circuitos impressos, o que tornou os computadores mais rápidos, menores e de custo baixo; Programação automática (programação em alto nível e que o computador converte em linguagem de máquina)
1960: surge o termo software.
1964-1970: 3ª Geração de Computadores que foi construída com circuitos integrados, proporcionando maior compactação, redução dos custos e velocidade de processamento da ordem de microssegundos. Tem início a utilização de avançados sistemas operacionais; Início da utilização de computadores pessoais; Micro-programação para processadores complexos.
1970-dias atuais: 4ª geração que é caracterizada por um aperfeiçoamento de tecologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanossegundos; Crescimento e evolução das redes de computadores.

Assim, o computador evolui em sua capacidade de armazenamento de informação possibilitando, a todos, um acesso cada vez maior à informação.

Referências
http://pt.wikipedia.org/wiki/Historia_da_computacao
http://www.noginfo.com.br/arquivos/Historia_do_Computador.pdf
http://www.dcce.ibilce.unesp.br/~aleardo/cursos/prog1/historiacomputador.pdf
http://interaccaohomemaquina.blogspot.com/2008/12/as-5-geraes-de-computadores.html


Maria Gleicielly

PUBLICAÇÃO ORIGINAL DESSA PÁGINA
(http://blogueirosdacomputacao.blogspot.com/2009/11/tg1-evolucao-tecnologica-na-informatica.html)

Um começo bem tumultuado para inicio de conversa


Nesta semana começamos o 3º periodo de Computação pela UFPRE, em Carpina-PE, e por incrível que pareça já iniciamos com matérias difíceis , como: CÁLCULO II E  ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS, E MENOS PREOCUPANTE DÍDATICA. Confira os links das apostilas:


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Download Visualg (Começando a programar)



O visualg foi e é um dos compiladores mais indicados para se aprender programação, uma vez que ele é escrito em portugues e permite que possamos compreender passo-a-passo de cada comando. Programar para quem estar começando é justamente a escrita de passos ordenados para se executar uma função(também chamado de algoritmo), por exemplo escrever um texto, soma duas notas, etc. 

Isso não significa que seja tão fácil aprender, mas nada que o estudo e prática resolvam. A sua linguagem(O PORTUGOL) é proxima das linguagens de programação escritas em lingua inglesa, portanto é uma ótima ferramenta para quem inicia programação, para quem não sabe o que é um compilador: ele é um programa que traduz de uma vez todo o programa escrito em linguagem de alto nivel (código-fonte) para um programa equivalente escrito em linguagem de máquina(código fonte.)

LINK PARA DOWNLOAD: 

terça-feira, 13 de abril de 2010

Enfim começamos! (3º PERÍODO VAMOS NÓS)

Olá colegas e internaltas, começou ontem dia 13 de abril  o 3º período da Licenciatura em Computação pela UFRPE/ EAD, da Cidade do Carpina-PE. Apesar de estar programado para o dia 12 desse mesmo mês  o começo das aulas, só viemos ver alguma novidade no dia 13, que de principio inciou disciplinas como Introdução a Programação (Para quem ficou em dependência) e Didática. Agora chegou a hora, então " mãos a obra".
Confira nosso calendário:

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Introdução a Programação

Esta matéria costuma assustar muita gente, uma vez que sua aplicação e conceitos são novos para pessoas que não conhecem tão bem o computador, especificamente aqueles a quem nunca programaram na vida ou mesmo escreveram algum código html . Eu mesmo tive dificuldades em aprender, mas com esforço e um acompanhamento de qualidade por parte de bons professores ou mesmos orientadores, podemos aprender bem os conceitos e a prática . 

As faculdades  em sua maioria quando vão aplicar essa disciplina, ensinam uma linguagem chamada "PORTUGOL",  que na verdade é uma imitação em português de uma linguagem de programação,  é através "imitação de linguagem" podemos entender certos conceitos e procedimentos das linguagens de programação, que na maoiria das vezes é escrita em lingua inglesa.
O programa utlizado frequentemente na linguagem "PORTUGOL"  é o Visualg,  o programa é gratuito e bem intuitivo , aqui está link: http://ultradownloads.com.br/download/Visualg/


Agora que tal estudar? Pra começar, espero que você tenha instalado o programa Visualg, depois   folhei/estude com atenção as páginas das apostilas disponibilizadas, o primeiro fascículo é um documento  pdf on-line, caso não queira vê-lo, pode baixá-las no próprio 4shared, confira os links.:

http://www.4shared.com/document/8KJZOAuM/Introduo_a_programao_1.html 
http://www.4shared.com/document/mMjL7Za7/Introduo_a_programao_2.html 
http://www.4shared.com/document/FCByCKDd/Introduo_a_programao_3.html 

Foi assim quando começamos. Encontro presencial do dia 28/06/09.

Foi assim quando começamos. Encontro presencial  da turma de LC no  dia 28/06/09 na Escola Estadual Lima Junior de Carpina-PE, confira as fotos desse dia; em breve mostrarei como está a situação e a quantidade de alunos atualmente.

quinta-feira, 8 de abril de 2010